Notícias de Manaus
Eleições

Tadeu de Souza e Coronel Menezes são denunciados ao MPE por propaganda ilegal

O CACC encaminhou denúncias com prints dos impulsionamentos pagos pelo vice-governador e ex-candidato a vice-prefeito para beneficiar, respectivamente, David Almeida e Alberto Neto.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção – CACC, após o recebimento de denúncias, encaminhou, nesta segunda-feira (21), ao Ministério Público Eleitoral – MPE, Notícia de Fato contra o vice-governador do Amazonas Tadeu de Souza (Avante) e o ex-candidato a vice-prefeito de Manaus, Coronel Menezes (PP) por propaganda ilegal nas redes sociais.

Na Notícia de Fato enviada ao Centro de Apoio Operacional às Promotorias Eleitorais do Ministério Público do Amazonas, o Comitê informa que recebeu denúncias nos dias 08 e 20 de outubro de 2024, com prints dos impulsionamentos pagos pelo Coronel Menezes e Tadeu de Souza, objetivando beneficiar, respectivamente, os candidatos Alberto Neto (PL) e David Almeida (Avante).

No aspecto legal, Tadeu de Souza e Coronel Menezes contrariam o artigo 28 da Resolução 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, e a Lei das eleições (Lei nº 9.504/1997, artigo 57-B, I a IV), pois o artigo 57-B determina que a propaganda eleitoral na internet poderá ser realizada nas seguintes formas : (…) b) qualquer pessoa natural, desde que não contrate impulsionamento de conteúdos”.

No final do documento, o Comitê solicita que a Coordenadoria do Centro de Apoio Operacional distribua a presente notícia de ilícito eleitoral a uma das Promotorias Eleitorais da Zona Eleitoral de Manaus, para que sejam apurados os fatos e aplicadas as avaliações cabíveis, incluindo a avaliação de possível abuso de poder econômico e a imposição da multa prevista na legislação.

Férias para campanha

Em 14 de setembro, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), se licenciou das responsabilidades no governo estadual para comandar a campanha de reeleição do prefeito de Manaus, David Almeida. A decisão foi oficializada durante reunião do partido Avante, marcando o início da nova fase do processo eleitoral.

Amigo de longa data do prefeito e ex-chefe da Casa Civil, Tadeu de Souza entrou de férias de suas funções como vice-governador, se afastando temporariamente de suas obrigações institucionais. O afastamento permitiu que ele pudesse se dedicar integralmente à coordenação da campanha até o segundo turno, em 27 de outubro.

Apoio no segundo turno

Após romper com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Coronel Menezes (PP), declarou apoio a Alberto Neto, que disputa o segundo turno das eleições. Menezes foi candidato a vice-prefeito de Manaus na chapa liderada pelo deputado Roberto Cidade (União Brasil).

Em uma mensagem, Menezes agradeceu à população pelo acolhimento durante o primeiro turno: “Quero, primeiro, agradecer a todos vocês pelo carinho e consideração. A vontade do povo é soberana e a vida precisa seguir em frente.” Ele reforçou sua posição ao afirmar ser um “defensor incansável da direita” e que votará no número 22: “Meu amor por Manaus, a cidade onde nasci, fala mais alto do que qualquer divergência.”

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais