Antes de ir às urnas para definir quem será o próximo prefeito da cidade, os eleitores devem conhecer suas propostas para a Cidade. O atual prefeito, David Almeida (Avante), e o deputado federal Alberto Neto (PL) são os candidatos que disputam o segundo turno neste domingo (27) e o escolhido administrará Manaus nos próximos quatro anos, com um orçamento estimado de R$ 40 bilhões, para enfrentar desafios que impactam diretamente a vida dos 2 milhões de habitantes da capital amazonense.
Nos próximos quatro anos, o próximo gestor terá o desafio de equilibrar o orçamento em serviços essenciais e ao mesmo tempo buscar investimentos adicionais, o que exige articulação com os governos federal e estadual. A previsão é de um orçamento de R$ 10,5 bilhões só para 2025, o nono maior entre as capitais brasileiras, mas que ainda requer uma gestão eficiente para atender as demandas da cidade.
Confira as principais propostas dos candidatos:
David Almeida
1. Saúde: David Almeida planeja construir o primeiro hospital municipal de Manaus, para atender casos de média e baixa complexidade e desafogar as unidades estaduais.
2. Apoio a Autistas: O prefeito promete implementar um centro de referência para pessoas com autismo, a “Cidade do Autista,” que teria consultórios, espaços de terapia e lazer, com previsão para início das obras em 2025.
3. Segurança Pública: David pretende convocar mil novos guardas municipais do concurso realizado em 2023, ampliando o contingente e reforçando a presença nas áreas mais necessitadas.
4. Assistência Social: Expansão do programa “Prato do Povo” com mais restaurantes populares para garantir alimentação a pessoas em situação de vulnerabilidade.
5. Mobilidade Urbana: Na infraestrutura, o prefeito promete construir um viaduto ligando as avenidas Brasil e Coronel Teixeira, com o objetivo de melhorar o fluxo no trânsito da zona oeste.
6. Habitação: Em parceria com o governo federal, David propõe a construção de 18 mil unidades habitacionais nos próximos quatro anos, buscando reduzir o déficit habitacional.
Capitão Alberto Neto
1. Educação Infantil: Alberto Neto pretende criar 50 mil vagas em creches, atacando o déficit atual com 10 mil vagas no primeiro ano e complementando com parcerias em creches comunitárias e particulares.
2. Segurança Pública: Propõe a contratação de mil novos guardas municipais e o armamento da Guarda, além da ocupação de áreas da cidade que sofrem com alta criminalidade.
3. Saúde: O candidato do PL também propõe a construção de um hospital municipal para realizar cirurgias eletivas de média complexidade, com foco em reduzir a espera nas unidades estaduais.
4. Transporte e Mobilidade: Em mobilidade urbana, Alberto quer implementar o sistema BRT (Bus Rapid Transit) para criar corredores exclusivos para ônibus e melhorar o transporte público entre bairros importantes como Cidade Nova e o Centro.
5. Assistência às Vítimas de Violência Doméstic*: Seu programa “Respeito Por Elas” visa oferecer abrigo e auxílio financeiro às vítimas de violência, garantindo um salário mínimo por quatro meses e auxílio aluguel.
6. Empregabilidade: Para fortalecer a economia, propõe um programa de capacitação, “Trabalhadores do Futuro”, com cursos nas áreas demandadas pelo Polo Industrial de Manaus, especialmente na tecnologia.
*Com informações do Amazonas Atual