Notícias de Manaus
Política

Vereadores de Manaus não atingem 100% de presença nas sessões plenárias

Rosivaldo Cordovil (PSDB) lidera a lista dos parlamentares com mais faltas (Foto: Divulgação)

Em um ano marcado pela busca pela reeleição, nenhum dos 41 vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) conseguiu registrar 100% de presença nas sessões plenárias durante o primeiro semestre de 2024. Na última quarta-feira, a CMM entrou em recesso e só retomará suas atividades no plenário no dia 5 de agosto.

O levantamento feito pelo Portal A Crítica mostrou que a Câmara realiza três sessões plenárias por semana, registrando a frequência dos vereadores em dois momentos: na abertura da reunião, utilizada para discursos, chamado de pequeno e grande expedientes, e durante a ordem do dia, quando são apreciados os projetos de lei.

De fevereiro até a última quarta-feira (10), o sistema digital da CMM contabilizou 61 sessões plenárias e 53 ordens do dia. Em relação a esta última, somente sete parlamentares marcaram presença em todas: Eduardo Alfaia (Avante), Elan Alencar (DC), Ivo Neto (PMB), Roberto Sabino (Republicanos), Rodrigo Guedes (PP), Sassá da Construção Civil (PT) e William Alemão (Cidadania).

No primeiro momento das sessões plenárias, nenhum vereador teve 100% de frequência. Entre os 41 parlamentares, apenas 15 obtiveram uma assiduidade acima de 90%. Com 93,44% de presença estão os vereadores Eduardo Alfaia (Avante), Elan Alencar (DC), Ivo Neto (PMB), Rodrigo Guedes (PP) e William Alemão (Cidadania). Com 91,8% de presença estão Jander Lobato (PSD), Lissandro Breval (PP), Marcelo Serafim (PSB), Raulzinho (MDB) e Roberto Sabino (Republicanos). Já com 90,16% de presença destacam-se Caio André (União), Dione Carvalho (Agir), Joelson Silva (Avante), Marcel Alexandre (PL) e Sassá da Construção Civil (PT).

Rosivaldo Cordovil (PSDB) lidera a lista dos parlamentares com mais faltas no início dos trabalhos, com 21,31% de ausências, equivalentes a 13 faltas, das quais sete foram justificadas. Durante a ordem do dia, o vereador acumulou sete faltas.

Thaysa Lippy (PRD) apresentou 18,03% de ausências, correspondendo a 11 faltas, cinco delas justificadas. Na ordem do dia, registrou seis faltas.

Outros vereadores com alta taxa de faltas incluem:

  • Diego Afonso (União): 16,39% de ausências (10 faltas), quatro justificadas. Na ordem do dia, seis faltas.
  • Fransuá (PSD): 16,39% de ausências (10 faltas), cinco justificadas. Na ordem do dia, cinco faltas.
  • Gilmar Nascimento (Avante): 16,39% de ausências (10 faltas), cinco justificadas. Na ordem do dia, oito faltas.
  • João Carlos (Republicanos): 16,39% de ausências (10 faltas), seis justificadas. Na ordem do dia, seis faltas.
  • Yomara Lins (Podemos): 16,39% de ausências (10 faltas), seis justificadas. Na ordem do dia, seis faltas.

A baixa assiduidade dos vereadores pode influenciar suas campanhas de reeleição, uma vez que a presença nas sessões plenárias é um indicador do comprometimento dos parlamentares com seus deveres legislativos.

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais