O prefeito em exercício de Manaus, Renato Júnior, anunciou nesta terça-feira (7) que o Viaduto Rei Pelé será entregue na primeira quinzena de maio deste ano. A obra, orçada em R$ 81 milhões, se encontra com 70% de conclusão e está com foco na construção da trincheira, elemento central para interligar os dois sentidos da Avenida Autaz Mirim às Avenidas Itaúba e Camapuã.
A construção já avançou em diversas etapas, incluindo a escavação da via e a perfuração dos tirantes, que em seguida passaram pela concretagem. A armação da laje inferior já foi iniciada, permitindo que, na segunda fase do projeto, os veículos possam trafegar por ela. A primeira fase, que compreende a alça viária, já está em operação, ligando a Autaz Mirim à Avenida Camapuã, no sentido Cidade Nova.
Considerada uma das maiores intervenções de mobilidade urbana da capital, a obra abrange 25 mil metros quadrados e tem como objetivo melhorar o tráfego e o acesso entre as zonas Norte e Leste de Manaus, uma área que experimentou um crescimento acelerado no comércio e na habitação nos últimos anos. A Zona Leste, destacada como “um segundo coração” da cidade, será diretamente beneficiada com a conclusão do viaduto.
Renato Júnior destacou que a antecipação da entrega da obra é uma prioridade para a Prefeitura. A previsão inicial era que a obra fosse finalizada em junho deste ano, mas o objetivo da gestão é antecipar a entrega.
O projeto do Viaduto Rei Pelé teve início com a assinatura da ordem de serviço no dia 3 de janeiro de 2023, com base em um convênio entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado do Amazonas. Até o momento, R$ 30 milhões já foram repassados para o financiamento da obra.
Além do viaduto Rei Pelé, a Prefeitura de Manaus já prepara a assinatura de mais um importante projeto viário: o Viaduto “Passarão”, que será construído entre as Avenidas Coronel Teixeira e Brasil. Com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos em bairros como São Jorge, Compensa, Ponta Negra, e a região da ponte sobre o Rio Negro, a nova obra deve contribuir significativamente para a fluidez do tráfego na capital.
A expectativa é de que a entrega do Viaduto Rei Pelé traga melhorias notáveis no trânsito de Manaus, promovendo uma conexão mais eficiente entre duas das principais zonas da cidade.