Em uma declaração inusitada publicada no Instagram nesta terça-feira (8), o Coronel Alfredo Menezes (União) reafirmou seu apoio à candidatura de direita no segundo turno das eleições para a Prefeitura de Manaus. Durante o pronunciamento, o ex-candidato agradeceu aos seus apoiadores pelo carinho e reforçou sua decisão de votar no número 22, do candidato Capitão Alberto Neto (PL), expressando sua insatisfação com a atual gestão de David Almeida (Avante).
“David Almeida faz uma gestão sem entregas, permeada de escândalos de corrupção e maltrata o nosso povo. A incompetência tomou conta da nossa cidade”, criticou Menezes. Ele destacou a necessidade de uma mudança urgente na administração municipal.
Coronel Menezes, conhecido por sua lealdade ao ex-presidente Jair Bolsonaro, enfatizou os valores conservadores que defende, dizendo que eles precisam ser aplicados na futura gestão da capital amazonense. “Manaus merece ser muito mais. Como cidadão, serei um fiscal da população da minha cidade”, declarou, convocando seus apoiadores a votarem pela mudança no dia 27 de outubro, data do segundo turno.
A possível aliança entre Menezes e Capitão Alberto Neto reflete a polarização política nas eleições de Manaus, marcada por debates intensos entre as correntes de direita e os demais partidos. A declaração de apoio do coronel fortalece a candidatura de Neto, que busca ampliar sua base de eleitores com o apoio dos conservadores.
Alberto Neto X Menezes
Apesar do apoio declarado, a relação entre Menezes e Alberto Neto não foi sempre harmoniosa. Em um episódio polêmico, Coronel Menezes deixou o Partido Liberal (PL-AM) após um conflito com o deputado federal. A disputa entre os dois começou após Menezes criticar publicamente Neto, chamando-o de “Judas” em uma live nas redes sociais, por ter votado contra a reforma tributária.
O PL tomou providências rapidamente, iniciando um processo disciplinar contra Menezes. Na época, a Executiva Municipal do Partido Liberal (PL) Manaus enviou um documento onde afirma que Alfredo Menezes infringiu o estatuto e o código de ética do partido.
Após o recebimento do documento, o presidente do partido, Valdemar da Costa Neto, solicitou que a questão fosse resolvida de forma célere e rápida. O caso foi analisado e o coronel foi expulso da sigla.
Vida Política
Alfredo Menezes foi candidato à Prefeitura de Manaus em 2020 pelo partido Patriota, mas também foi derrotado antes de chegar ao cargo. Depois, o coronel ingressou no PL junto com o presidente Jair Bolsonaro, que ele diz ser seu amigo pessoal, e disputou vaga ao Senado nas eleições de 2022, chegando muito perto da vitória.
Na época, muito se falava sobre Menezes ser um nome forte para as eleições municipais de 2024, mas a disputa interna com Alberto Neto gerou divisões no PL.
Alberto Neto e Coronel Menezes caminharam em direções opostas durante o primeiro turno do pleito de 2024. Apoiado por Bolsonaro, o capitão entrou na disputa pela Prefeitura ao lado de sua vice Maria do Carmo (Novo). Filiado ao União Brasil, Menezes concorreu ao cargo de vice ao lado do então presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade.
No último domingo, a chapa que Menezes fazia parte foi eliminada da disputa pela Prefeitura de Manaus, e dois dias após a derrota, o coronel declarou seu apoio ao candidato do PL.
Foto: Reprodução/Redes Sociais