Cerca de 500 pessoas, incluindo alunos, educadores e monitores da rede municipal de ensino de Manaus, participaram de uma visita pedagógica ao Parque Gigantes da Floresta nesta quarta-feira (13/11). Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a atividade teve como objetivo oferecer às crianças uma experiência educativa e lúdica sobre a fauna da floresta amazônica.
Entre as escolas participantes, estiveram o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Francisco Pereira, localizado no bairro Cachoeirinha, na zona Sul de Manaus, além dos Cmeis Professora Dalva Maria e Dom Bosco e das escolas municipais João Paulo II e Ruth Costa. Ao todo, 322 alunos do maternal ao 2º período de educação infantil do Cmei Francisco Pereira tiveram a oportunidade de explorar as atrações do parque.
Para a diretora do Cmei Francisco Pereira, Jucy Melo, o passeio foi uma extensão do aprendizado em sala de aula sobre os animais da floresta amazônica.
“As professoras trabalharam com eles em sala de aula, repassando quais são os animais da nossa floresta, e eles reproduziram isso em algumas atividades. Hoje, complementamos as atividades trazendo-os para conhecer o parque, o que, de forma lúdica, complementa o conhecimento iniciado em sala de aula. O interessante é trazê-los para que percebam que, dentro da área urbana, o parque retrata a realidade do nosso Estado e os animais da floresta amazônica”, salientou a diretora.
Ingrid Oliveira, mãe de José Miguel, aluno do 2º período, elogiou a programação e destacou a importância de envolver a família nas atividades da escola. “Essa visita é de extrema importância, como todas as atividades que o Cmei proporciona para as crianças, permitindo a participação dos pais, em um momento de conexão entre família e escola. Isso é fundamental não só para as crianças, mas para a sociedade como um todo. O José estava contando os dias para este passeio. Para ele, sair e ver os animais de perto, em outra realidade, vai ajudá-lo a aprender ainda mais”, comentou.
O aluno do 5º ano vespertino, Samuel Isac Goés, 11 anos, da escola municipal João Paulo II, localizada no bairro Puraquequara, zona rural, ficou encantado com a visita e a chance de ver de perto as esculturas que retratam os animais da floresta amazônica.
“Achei muito legal nossa escola nos trazer aqui. Muitos pais não têm condições de trazer os filhos para conhecer. Eu recomendo muito o passeio. A gente não vê todos esses animais na rua, então estar perto dessas esculturas é muito legal”, comentou Samuel.
Gigantes da Floresta
O parque Gigantes da Floresta conta com um total de 80 animais e seis cenários temáticos, que incluem: o dos répteis, com cobra, jacaré, ovos e iguana; o dos anfíbios, com sapos; o dos primatas e mamíferos, com macacos; onças-pardas, pintadas e uma pantera-negra; a árvore central; e peixes, como tucunaré, pirarucu, arraias e vitórias-régias flutuando suspensas.
No centro do parque, encontra-se a “Árvore da Vida”, que funciona com esguichos de água em um labirinto de folhas de aço, proporcionando uma experiência tridimensional. Além disso, o parque conta com cinco balanços e brinquedos inclusivos e exclusivos para Pessoas com Deficiência (PcDs), além de um balancinho.
A visita ao parque proporcionou aos alunos uma vivência prática dos conteúdos estudados em sala.