Notícias de Manaus
Eleições

Yomara Lins vai conduzir posse dos vereadores em 2025 após Caio André ficar fora da CMM

Sem o atual presidente, Yomara, que ocupa a vice-presidência da Casa, assumirá o comando da sessão conforme o Regimento Interno. (Foto: Montagem/Notícias de Manaus)

A vereadora reeleita Yomara Lins fará história ao ser a primeira mulher a conduzir a posse dos novos vereadores na Câmara Municipal de Manaus (CMM) em 1º de janeiro de 2025. A parlamentar, que ocupa a vice-presidência da Casa, assumirá o comando da solenidade devido à derrota do atual presidente da Casa, Caio André, nas eleições de 2024.

Reeleita com 8.006 votos e ocupando o cargo de vice-presidente da CMM, Yomara assume o comando da sessão de posse conforme o Regimento Interno, que determina que, na ausência ou impedimento do presidente, é responsabilidade do vice presidir a cerimônia.

O momento será um marco histórico para a Câmara Municipal e um símbolo da crescente participação e representação feminina na política local.

Ficou de fora

Atual presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (União Brasil) não conseguiu garantir sua reeleição como vereador no último domingo (06). Apesar de conseguir 8.019 votos, o parlamentar perdeu a disputa por uma margem de apenas 62 votos. Ele terminou como o primeiro suplente de seu partido, o União Brasil. Nos momentos finais da apuração, Caio disputava com a Professora Jacqueline a última vaga do partido, mas foi superado pela colega.

Após a derrota nas urnas, muito se fala sobre do futuro de Caio André na vida pública, já que ele não fará parte da conjuntura que começará em 2025. Em um cenário hipotético, o governador Wilson Lima, líder do União Brasil no Amazonas, pode oferecer a Caio André um “prêmio de consolação”, nomeando-o para uma de suas secretarias — como a de Esportes, por exemplo. Essa estratégia já foi utilizada com Therezinha Ruiz, que assumiu uma secretaria na Seduc após ser derrotada nas eleições.

Outra possibilidade seria o governador convocar um dos vereadores eleitos para integrar seu governo em uma secretaria, abrindo espaço para que Caio André ocupe a vaga na Casa. Dessa forma, seu aliado continuaria no Parlamento municipal.

Foto: Montagem/Notícias de Manaus

Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade. Aceitar Leia mais